terça-feira, 19 de abril de 2011

OLED – Imagem Arrasadora No Seu Monitor

OLED (Organic Light-Emitting Diode), diodo orgânico emissor de luz, é uma tecnologia utilizada em monitores para aumentar a qualidade da imagem, seu contraste e cores, e ainda possibilitar telas muito finais, ideais para notebooks e computadores de mão. A ideia é utilizar moléculas de carbono, que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. Tecnologia ecológica e que gera economia de energia em relação aos monitores convencionais. O termo OLED pode também ser conhecido como OEL (Organic Eletro-Luminescence) ou ainda AMOLED (Active Matrix Organic Light-Emitting Diode).
 Monitor Oled

Os monitores em OLED apresentam muitas vantagens em relação aos de LED. O contraste, por exemplo, é de 1000 : 1 nas de OLED contra 100: 1 nas telas com tecnologia LED. Além disso, possuem baixo tempo de resposta (velocidade em qu eum pixel acende, atingir a cor ideal e depois apagar, voltando ao preto original) e mais dinamismo nas operações, suportam melhores situações de temperatura como calor e frio. Como é uma tela orgânica, e possui luz própria, as OLED podem ser melhor visualizadas em ângulos de até 180º. A luz própria garante ainda o “preto real” quando em stand by, o que não acontece com as outras plataformas que precisam ser iluminadas artificialmente.
Os primeiros beneficiados com a tecnologia OLED no mercado (ela já existe desde 1980) foram os celulares e PDAs, pois nestes casos, o aparelho precisa ser bastante leve e fino para atender os desejos de seus usuários. Em pouco tempo, aparelhos de televisão com telas de OLED chegarão ao mercado podendo atender a classe média. Será um ganho de qualidade e também de economia de energia, além de expectativa de custarem até metade do preço das TVs de LED atuais. Outra novidade que poderá surgir em pouco tempo serão os celulares com baterias de alta duração – devido ao baixo consumo de energia da tela. Assim, ao invés de plugá-lo na tomada para carregar a cada três dias, em média, como se faz hoje, você irá demorar meses para precisar dar nova carga ao aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário