terça-feira, 19 de abril de 2011

Kinect – O Kit Mãos Livres da Microsoft

Assim como a Sony, a Microsoft também levou para a E3, a maior feira tecnológica do mundo, uma atualização para o seu console 3D. O Kinect, um dispositivo que vai permitir aos usuários a experiência de jogar com as mãos livres, deve chegar às lojas americanas ainda este ano, no início de novembro. Entre as grandes novidades que este aparelho com sensor de movimentos vai trazer está um jogo “Star Wars”, feito em exclusivo pela LucasArts. Outro título já previsto é um jogo para a prática de exercícios para concorrer com o Wii Sports da Nintendo. O usuário entra em forma usando a tecnologia virtual. No total, serão pelo menos 15 títulos logo de saída.

O aparelho, desenvolvido em parceria com a empresa PrimeSense, vai ter suporte para rastrear o movimento de até dois jogadores, simultaneamente, no mesmo vídeo game, além de pelo menos outras seis pessoas. A tecnologia funciona através de uma câmera, que faz a detecção do corpo dos usuários e a interpretação dos seus movimentos. A câmera RGB com luz infravermelha teria dois sensores e atingiria uma profundidade de quase três metros. Ela é tida como sendo capaz de se mover sozinha, inclinando-se em até 27 graus, dando maior liberdade ao jogador, que não vai precisar ajustá-la a todo o momento. Os sensores reconhecem a voz, o rosto e cerca de 48 articulações do corpo do jogador.
Dentre outras especificações, a empresa PrimeSense teria divulgado para sites de pré-venda o que viria na caixa do produto. Além do próprio aparelho, o usuário terá um cabo de força, um jogo, um manual e um cabo Wi-Fi (de extensão). O novo dispositivo do Xbox 360 tem previsão para custar cerca de 150 dólares, inicialmente. No Brasil, ainda há esperança de que o acessório chegue ainda este ano às lojas. A Microsoft teria afirmado que o aparelho não vai desapontar os jogadores tupiniquins – uma adaptação para a língua portuguesa no Kinect já estaria sendo estudada pela empresa. Curiosamente, o dispositivo ainda era chamado Project Natal antes da sua apresentação na feira, pelo fato de ter um brasileiro, Alex Kipman, na equipe de desenvolvedores do Kinect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário