terça-feira, 19 de abril de 2011

Segurança da Informação

A segurança da informação é um assunto que é grandemente negligenciado por uma grande parte das empresas brasileiras. Sem um conhecimento muito profundo das perniciosas e destrutivas conseqüências que a perda de informações relevantes e sigilosas podem ter sobre a sobrevivência da empresa; empresários e gerentes “vivem perigosamente” ao delegarem a segurança de suas informações e dados comerciais de sua clientela e de procedimentos adotados pelas empresas apenas à proteção de um simples antivírus ou quando muito, um firewall.




No entanto, o mundo globalizado e cada vez mais centrado no uso de aplicações remotas pode representar um somatório de riscos tão grande; que os investimentos em procedimentos para a segurança da informação no âmbito empresarial devem ser considerados como prioritários. Imagine os transtornos e a dramática perda de confiança se dados vitais de seus clientes vazassem e causassem problemas para eles. Certamente a crise de confiança e os processos judiciais reparatórios advindos dessa ocorrência poderiam levar a empresa à falência de uma forma rápida e melancólica.







A segurança da informação dentro do âmbito das empresas deve ser tratada com o mais profundo profissionalismo e a mais completa consideração. Profissionais capacitados, qualificados e devidamente treinados, aliados a softwares e hardwares de ponta devem ser empregados como forma de criar um conjunto de medidas capazes de desestimular e dificultar qualquer tentativa de furto de dados ou qualquer ameaça a segurança das informações que trafegam ou estão armazenadas nos computadores da empresa. Hoje, os cursos oferecidos para a formação de profissionais especializados na segurança da informação, são profundamente focados nos aspectos técnicos dos procedimentos envolvidos na criação de sistemas e métodos capazes de proporcionar uma correta aplicação e elaboração de meios de proteção e de segurança adequadas a todos os aspectos da geração, processamento, transmissão e armazenagem dos dados com segurança.

Por isso mesmo, o profissional que se dedicar à área de segurança da informaçãosegurança da informação de seus clientes. Sendo um mercado em expansão, a segurança da informação ainda carece de pessoal qualificado e apto a acompanhar as constantes mudanças de direção que os ladrões cibernéticos adotam com o único objetivo de apoderar-se de informações de grande valor ou de alto potencial de venda. terá a sua frente um amplo e sedento mercado de trabalho. A dedicação integral e o estudo constante de todas as tecnologias disponíveis no momento e que possam ser utilizadas para garantir a total integralidade da política de

Um profissional dinâmico e disposto a manter-se sempre em constante aprendizado e a realizar cursos de reciclagem e aprimoramento constantes deve ser o perfil principal do profissional que deseja dedicar-se a esse fabuloso e promissor mercado. Por suas próprias características, o mercado de segurança da informação é pródigo em oportunidades e em vagas disputadas e muito bem remuneradas. Um jogo de gato e rato tecnológico onde os ratos avançam de forma sistemática e os gatos tentam, a todo custo, impedir que causem danos muito sérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário