terça-feira, 19 de abril de 2011

A Google TV chegou ao mercado, mas o que as pessoas estão achando?

A Google TV chegou ao mercado, mas o que as pessoas estão achando?
Depois de uma longa espera a Google TV chegou. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (12) no Estados Unidos e diversos especialistas tiveram opiniões bastante divergentes quanto ao aparelho. A Sony Internet TV ganhou fãs, mas também foi criticada em alguns aspectos.
O site Gizmodo US, por exemplo, gostou do design do controle remoto, mas se decepcionou com a usabilidade. Para começar, o repórter do site admite ter ficado com o pé atrás a respeito do tamanho do controle remoto da TV, mas se disse impressionado com a leveza do dispositivo e o conforto de manuseá-lo. Segundo o jornalista, a Sony não estava mentindo quando disse que se inspirou no DualShock - controle remoto que vibra do PS3 - para fazer o aparelho. Ele realmente se parece com o dispositivo de games da Sony.
O aparelho possui um teclado que pode controlar outros dispositivos no seu sistema AV e permite navegar na web por meio do Google Chrome. Com ele é realmente fácil conectar a internet à TV e, de acordo com o Cnet News, este é o mais próximo que poderíamos chegar desta união.
Porém, segundo o repórter do Gizmodo, todo o conforto não se traduz em facilidade de uso. Parece que no primeiro momento as pessoas se focam mais em conseguir apertar os botões certos no mosaico do que no menu disponível na TV. Entre os dois d-pads - aqueles típicos botões com flechinhas que podem ser pressionados para cima, baixo ou para os lados -, fica um teclado QWERTY completo e um monte de teclas que confundiram a cabeça do jornalista

Na verdade, o que o Gizmodo US achou ruim foi a redundância dos botões de navegação. Existem várias formas de ir ao menu principal ou procurar por um conteúdo, por exemplo. Mas, na opinião do site, o que acontece é que a Sony está esperando que os usuários aprendam a mexer e se acostumem com as funcionalidades sozinhos. Diferente do software de navegação, o controle não tem uma interface intuitiva como se esperava. É claro que após alguns dias, ou para os mais lentos, meses de uso, as pessoas se acostumem com o controle remoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário