terça-feira, 19 de abril de 2011

Lançamento da Intel é um dos mais importantes dos últimos anos



A Intel apresenta, primeiro membro de uma família de microprocessadores bastante aguardada - batizada de Nehalem e formalmente chamada de Intel Core i9. O chip chega ao mercado num momento em que o Vale do Silício parece rumar para a pior crise desde o colapso da bolha da Internet, em 2000. 

Os PCs equipados com o Core i9 deverão ser particularmente rápidos para tarefas como manipulação de fotos e vídeos. Os avanços surgiram de questões competitivas que a Intel enfrentou quando começou a planejar o Nehalem, há cinco anos. A companhia precisava encontrar um chip para os sistemas servidores Opteron, da Advanced Micro Devices (AMD). Entre outras coisas, a AMD equipou os sistemas com um componente chamado controlador de memória, que a Intel colocou em um chip separado, o que retardava o processamento de dados nos chips de memória. O Pentium 4 da Intel também vinha enfrentando resistência por parte dos consumidores preocupados com seu consumo de energia. 

Uma das novidades da tecnologia desenvolvida pela Intel é que o Nehalem pode desativar até três de seus motores de cálculo enquanto o quarto opera numa velocidade extraordinariamente elevada - poupando energia no período em que acelera algumas tarefas de computação. Para fazer isso, a companhia adotou uma abordagem incomum, instalando o software para administrar o armazenamento de energia num componente embutido chamado microcontrolador, conforme explica Glenn Hinton, designer que liderou o projeto na Intel. Geralmente, esse software fica num chip separado. O Nehalem também recebeu um controlador de memória, como o sistema Opteron da AMD, e três canais de comunicação de alta velocidade. Especialistas estimam que o novo chip mais do que duplicará a velocidade de processamento dos seus antecessores.
O lançamento, um dos mais importantes dos últimos anos, em mais um sinal de que o ciclo de desenvolvimento funciona em sentido contrário ao ciclo dos negócios nas companhias de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário